Define-se como resíduos sólidos – ou simplesmente lixo – os rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de limpeza das vias públicas, entre outras.
O aumento da atividade humana e a concentração das pessoas em centros urbanos têm gerado um acelerado aumento na produção de resíduos, tornando-o um dos maiores problemas ambientais para as administrações públicas.
Afinal, a destinação inadequada dos resíduos traz conseqüências indesejáveis à comunidade e ao meio ambiente, comprometendo tanto a saúde pública quanto os recursos naturais, através da contaminação do ar, do solo e das águas superficiais e subterrâneas.
Os serviços de limpeza urbana, assim como o tratamento e destinação final dos resíduos são de responsabilidade da administração pública municipal.
Seguindo suas atribuições, a Secretaria de Serviços Municipais entende que os problemas relacionados aos resíduos sólidos não se resumem à abordagem do descarte final do lixo, mas exige uma série de ações que envolvem a minimização da geração de lixo e a maximização da reutilização e reciclagem de materiais, além da adoção de formas de destinação final ambientalmente adequadas.